Ana Neri
Fui professora eventual durante alguns anos, e nesse período eu utilizei a história da matemática quando substituía professores de português e história, procurava utilizar textos que estimulassem a leitura, o raciocínio e a lógica matemática. Muitas histórias utilizadas foram de livros didáticos, pois eles apresentam textos riquíssimos, outro livro que trabalhei foi "O homem que calculava", ele apresenta histórias enriquecedoras para as nossas aulas.
Alice
Uma grande dificuldade encontrada na sala de aula é a leitura e a interpretação na resolução de problemas.
Utilizar métodos que estimulem a sanar com essa deficiência é muito importante.
Textos matemáticos sugeridos por livros didáticos e paradidáticos, problemas de lógica que estimulem o raciocínio , contar um pouco sobre a vida dos matemáticos são grandes armas para incentivar o aluno, enriquecer as aulas e acabar com preconceito de que matemática são só números.
Andressa
Em minha escola eu e outro professor de matemática juntamente com o professor da sala de leitura montamos um projeto da História da Matemática onde os alunos uma vez por semana terão que ler alguns livros separados como O Homem que Calculava; Matemática divertida e curiosa; e a coleção do Contando a História da Matemática A partir dessas leituras eles terão que reproduzir o que leram, não esquecendo de dizer o que entenderam . Já no ensino Médio temos a ajuda do professor de filosofia que faz essa mediação do passado com o presente e a partir dessa ponte conseguimos trazer conceitos muito benéficos para o aprendizado.
Antônio Neto
Na leitura e escrita de caráter comum a vários subtemas de problemas de contagem as nossas orientações e os métodos de abordagem para os diversos conceitos sugeridos a importância de que os problemas escolhidos reflitam o trabalho de classe, isto é, que sejam obtidos de situações usuais da sociedade e o mais próximo possível do interesse dos alunos e de situações que o aluno utiliza. Assim pegando algumas informações ou comentários dos nossos alunos melhora muito a leitura e a escrita para o seu aprendizado.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOlá, pessoal. Sou Alenixon Borges Fernandes e leciono para o sétimo e oitavo ano na periferia de São Vicente, litoral paulista. Como todo professor, tenho experiências emocionantes, e até engraçadas, nas salas de aula. Percebo que a curiosidade, a época dos questionamentos, tem levado muitos alunos a questionarem o motivo da existência de letras numa aula em que em tese deve tratar de números. Ainda aqui, desenvolvo um trabalho chamado "Brincando também se aprende matemática" onde, com os alunos, e usando figuras geométricas, construímos objetos do dia dia, e, após conclusão, explico a importância da matéria e como ela foi usada para alcançar tais finalidades. A curiosidade e a atenção despejada para criação de uma bola, usando cartolina, atrai atenção de meninas e, principalmente, meninos.
ResponderExcluirOlá Pessoal, bom dia!
ResponderExcluirMeu nome é Kelly e sou tutora do curso MGME....vocês estão de parabéns pela iniciativa e que este blog sirva para compartilharmos cada vez mais nossas experiências.
Abraços