PLANO DE AULA - GRUPO 1 - NÚMEROS INTEIROS

PLANO DE AULA

TEMA
Números Inteiros.
BLOCO TEMÁTICO
Números.
ANO/SÉRIE
7º ano.
OBJETIVO GERAL
Identificar a insuficiência dos naturais para a resolução de novos problemas: compreender significados associados à escrita dos números negativos, bem como operações e expressões envolvendo números negativos; compreender a ideia de ordenação com números negativos; estabelecer correspondência entre situações concretas e contextos matemáticos que justifiquem o uso de números negativos.
OBJETIVO ESPECÍFICO (HABILIDADES)
ü  Resolver problemas que envolvam as quatro operações básicas entre números inteiros (adição, subtração, multiplicação e divisão);
ü  Efetuar cálculos com potências;
ü  Efetuar cálculos com adição, subtração, multiplicação e divisão com negativos.
GRUPO DE COMPETÊNCIAS
ü  Grupo I: Observar;
ü  Grupo II: Realizar; calcular e interpretar;
ü  Grupo III; Compreender, analisar e aplicar.
JUSTIFICATIVA
Que o aluno possa reconhecer os números inteiros em diferentes contextos, dando maior atenção ao reconhecimento da linguagem e uso correto da escrita.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Tempo previsto: 3  semanas.
ü  Apresentar o texto “Um modo chinês de calcular com negativos”.
ü  Apresentar do vídeo “aprenda adição de números inteiros com sinais diferentes – Parte # 2/2.
ü  Leitura e análise do texto “Números negativos e as operações bancária”, Situação de Aprendizagem 4,  6ª série/7º ano, volume 1.
ü  Jogo: perdas e ganhos, extraído do livro didático: Matemática para todos, dos Matemáticos Imenes e Lellis - 6ª série/7º ano – editora Scipione- pág. 107.
ü  Resolver situações de aprendizagem do caderno do aluno.

RECURSOS MATERIAS E TECNOLÓGICOS
ü  Texto “Um modo chinês de calcular com negativos”, extraído do livro didático: Matemática hoje é feita assim, página 281, do Matemático Antônio José Lopes Bigode – 6ª série/7º ano – editora FTD.
ü  Vídeo “Aprenda adição de números inteiros com sinais diferentes - Parte #2/2”, http://www.youtube.com/watch?v=aSzM6svFtW0
ü  Jogo perdas e ganhos, extraído do livro didático: Matemática para todos, dos Matemáticos Imenes e Lellis - 6ª série/7º ano – editora Scipione- pág. 107.
ü  Livro paradidático : Contando a História da Matemática – Números com sinais : Uma grande invenção -  Oscar Guelli – editora Ática – volume 7.
ü  Caderno do professor (orientação) e caderno do aluno;
ü  Caderno, régua, caneta, lápis e borracha.

AVALIAÇÃO
ü  Apresentação do Seminário (grupos);

ü  Prova dissertativa (individual), contendo situações-problemas envolvendo os números negativos em diferentes contextos: extratos bancários, escalas termométricas, pontuação de jogos (pontos ganhos e pontos perdidos), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário