PLANO DE AULA
TEMA
Números Inteiros.
BLOCO TEMÁTICO
Números.
ANO/SÉRIE
7º ano.
OBJETIVO GERAL
Identificar
a insuficiência dos naturais para a resolução de novos problemas: compreender
significados associados à escrita dos números negativos, bem como operações e
expressões envolvendo números negativos; compreender a ideia de ordenação com
números negativos; estabelecer correspondência entre situações concretas e
contextos matemáticos que justifiquem o uso de números negativos.
OBJETIVO ESPECÍFICO (HABILIDADES)
ü Resolver
problemas que envolvam as quatro operações básicas entre números inteiros
(adição, subtração, multiplicação e divisão);
ü Efetuar
cálculos com potências;
ü Efetuar
cálculos com adição, subtração, multiplicação e divisão com negativos.
GRUPO DE COMPETÊNCIAS
ü Grupo
I: Observar;
ü Grupo
II: Realizar; calcular e interpretar;
ü Grupo
III; Compreender, analisar e aplicar.
JUSTIFICATIVA
Que
o aluno possa reconhecer os números inteiros em diferentes contextos, dando
maior atenção ao reconhecimento da linguagem e uso correto da escrita.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Tempo previsto: 3
semanas.
ü Apresentar
o texto “Um modo chinês de calcular com negativos”.
ü Apresentar
do vídeo “aprenda adição de números inteiros com sinais diferentes – Parte #
2/2.
ü Leitura
e análise do texto “Números negativos e as operações bancária”, Situação de
Aprendizagem 4, 6ª série/7º ano, volume
1.
ü Jogo:
perdas e ganhos, extraído do livro didático: Matemática para todos, dos
Matemáticos Imenes e Lellis - 6ª série/7º ano – editora Scipione- pág. 107.
ü Resolver
situações de aprendizagem do caderno do aluno.
RECURSOS MATERIAS E TECNOLÓGICOS
ü Texto
“Um modo chinês de calcular com negativos”, extraído do livro didático:
Matemática hoje é feita assim, página 281, do Matemático Antônio José Lopes
Bigode – 6ª série/7º ano – editora FTD.
ü Vídeo
“Aprenda adição de números inteiros com sinais diferentes - Parte #2/2”, http://www.youtube.com/watch?v=aSzM6svFtW0
ü Jogo
perdas e ganhos, extraído do livro didático: Matemática para todos, dos
Matemáticos Imenes e Lellis - 6ª série/7º ano – editora Scipione- pág. 107.
ü Livro
paradidático : Contando a História da Matemática – Números com sinais : Uma
grande invenção - Oscar Guelli – editora
Ática – volume 7.
ü Caderno
do professor (orientação) e caderno do aluno;
ü Caderno,
régua, caneta, lápis e borracha.
AVALIAÇÃO
ü Apresentação
do Seminário (grupos);
ü Prova
dissertativa (individual), contendo situações-problemas envolvendo os números
negativos em diferentes contextos: extratos bancários, escalas termométricas,
pontuação de jogos (pontos ganhos e pontos perdidos), entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário